READ:

                                   O EU QUE TU NÃO VÊS, PODES SENTIR!
                                   SÓ PRECISAS DE LER...

34 - FRASE:

Cada vez mais, menos é mais!

33 - FRASE:

A tua religião como as tuas crenças não fazem de ti uma boa pessoa. É o teu comportamento que vai ditar quem és independentemente daquilo em que acreditas!


32 - TE AMO!

Como eu te amo, como és bonita e formosa.
Só de olhar para ti, todo eu me arrepio e choro de emoção.
Alegras os meus dias, dás-me vida nos momentos menos bons e me fazes sorrir mesmo quando não tenho vontade.
E tudo isto só de pensar em ti!
És linda quando faz sol, és bonita quando chove. És simplesmente tu! E como eu gosto de ti!
O meu amor por ti é tanto e tão grande que me basta ver a mim uma parte mais ínfima de ti, para saber que és tu.
É como ter um retrato abstrato e conseguir ter a capacidade de interpretar seu significado de forma quase espontânea.
É sonhar contigo acordado e não querer despertar, é não querer acordar do sonho que estou a ter quando sei que estou longe de ti.
Agarro-me com força ás imagens que tenho guardadas, e dos momentos que passei a teu lado com as pessoas com quem partilhei o meu sentimento por ti.
És linda quando me escondes o teu brilho, és bonita quando te abres na escuridão. És simplesmente tu! E como eu gosto de ti!
Foste o meu melhor castigo que meus pais alguma vez me poderiam ter dado. Pois não existe ninguém como tu no mundo inteiro, isto apesar de eu não ter dado ainda a volta ao mundo.
Desconheço muitos lugares, mas sei no meu íntimo que não há nenhum como o teu.
São coisas que se sentem e não se explicam.
Já encontrei pessoas, lugares e emoções novas de quem gostei. Pensei inclusive em lá morar.
Mas quando digo que era e é para sempre; é em ti que penso!
Como sonhei vezes sem conta um dia abandonar tudo o que tenho, e partir. Fugir!
Fugir para junto de ti, só para te sentir e saber que estou a teu lado.
Como me sinto bem, quando estamos juntos. Me inspiras, me fazes sentir vivo e ambicioso, nostálgico por vezes, mas feliz!
Contigo sinto que sou mais eu, mais verdadeiro, o outro que há em mim, e que não encontro, quando não estou a teu lado.
És linda no verão, és bonita no inverno. És simplesmente tu! E como eu gosto de ti!
Não imaginava que os momentos que passei contigo quando era mais novo, viriam a ter a importância que têm hoje.
Agora já crescido, percebo que tiveste a capacidade de me fazeres um homem. De me teres ensinado quem sou.
É com toda a certeza que quero envelhecer a teu lado.
És a minha mulher. És a minha amada. És a minha esposa.
Tu, que sei eu, que mais uma vez aqui estarás para me apoiares, e me ajudares a dizer um dia, adeus!
É contigo que quero ficar!
Quero ter forças para te amar para todo o sempre, não só porque sinto, mas também porque mereces. Choro, e choro muito, sem qualquer tipo de vergonha. Mas como é bom chorar de alegria, por saber que é assim que vão ser os restos dos meus dias.
Passear contigo de mãos dadas, mesmo quando estou sozinho na tua companhia.
De mochila ás costas e de máquina fotográfica na mão, vou estar a teu lado, e tu, de braços abertos, como sempre fizeste tão bem.
És linda durante o dia, és bonita à noite. És simplesmente tu!
A meia noite de Woody Allen, o encanto de Edith Piaf, a inspiração de Matisse e o lugar de repouso de Oscar wild.
Mas acima de tudo, és a minha cidade. A cidade de Tito Elbling!

                                     J´TAIME PARIS!
                                  e como eu gosto de ti!




31 - FRASE :

Meu filho...mesmo que eu te veja todos os dias, o pai vai ter sempre saudades tuas!


30 - FRASE:

A verdade dita sempre por vezes dói, mas dói mais, um dia mais tarde saber que nos mentiram!


29 - ALGUMAS REGRAS IMPORTANTES PARA SE SER FELIZ!

A principal é ser burro. Mas há mais, tais como:
Gostar de tudo o que é musica da moda, zumbas, kizombas, brasileiradas etc...( nada contra os géneros, mas chega a ser deprimente ver tanta gente a gostar ou simplesmente o ir atrás só porque é moda ), cantar música rap comercial ou de letras absurdas que incentivam a violência, fazer do ginásio uma prioridade de vida, assistir ao telejornal de um qualquer canal televisivo português, ler revistas cor de rosa como quem lê a biblia, adorar telenovelas, ter como sonho mais alto o ser uma figura pública, não ter qualquer tipo de decência ou educação, não ter qualquer tipo de respeito pelo próximo, ser egoísta, ser fanático por futebol, continuar em pleno século XXI a achar que as touradas são uma tradição muito bonita, conduzir bêbado ou em grande velocidade numa via pública, bater nos mais fracos ou gostar de violência gratuita, não respeitar os mais velhos, o ir para o café todas as noites com os amigos para falar mal da vida dos outros, o adorar atividades sem qualquer tipo de sentido tais como, assustar os outros para sua própria diversão ou até mesmo acender um isqueiro nos seus próprios gases de forma a criar fogo e achar um piadão.
Uma outra grande característica que as pessoas felizes possuem também, é a certeza absoluta de que aquilo que pensam, é o que está certo. É o ter ideais bem definidos ao ponto de acharem que só eles é que têm razão.
Exemplos: O ser racista ou o inverso, chegando ao cúmulo de pensar que só lhe excita ter relações com pessoas de raça diferente a sua.
O ser homofóbico ou o inverso, chegando ao cúmulo de achar que ser muito gay é que é ser moderno. Ou o ser religioso fanático que acha sempre que a sua religião é que está certa ou o inverso, como o ser ateu e achar que todos os religiosos são burros.
O ser politico e acreditar nas suas próprias mentiras, bater ou abandonar animais de estimação, adorar ser jet set quando não se têm onde cair morto, o gostar e achar que as praxes são a melhor forma de receber alguém que é novo, o adorar "bad boys" no caso das mulheres e depois não perceber o porque de ficarem sempre sós ou o voltar sempre a cometer o mesmos erros vezes sem conta, o gostar de ir á caça e o pensar que isso é um desporto, o mostrar com orgulho o "troféu"  ( animal morto ) conquistado como se fosse a conquista de um prémio nobel, o ser tuning onde o sonho maior é ter um carro todo alterado que mais parece um disco voador e em que na maioria das vezes serve mais para fazer barulho do que propriamente para andar, o não respeitar os outros em pequenas situações da vida cotidiana, tomando atitudes ridículas achando com isso que se está a impor. Vou dar dois casos: O não deixar entrar um veiculo que quer vir para a nossa faixa de rodagem quando já estamos parados no transito ou por exemplo quando tentamos ultrapassar ou pressionar alguém que está a nossa frente na fila do supermercado, e etc...e etc...
E estas são só algumas regras que tu não podes deixar escapar para seres todos os dias um pouco mais feliz. Se és assim ou já tens alguns destes sintomas, então é sinal que estás num bom caminho.
Agora aquilo que eu não posso deixar de sentir e dizer depois de escrever este texto, é que a minha felicidade é com toda a certeza o ser mais infeliz que tu, com muito gosto!


28 - FRASE:

O limite é só uma fronteira criada pela nossa mente e pela nossa capacidade física. Pois o mundo é uma capacidade infinita.


27 - FRASE:

Se quiseres saber se um determinado instante da vida vale a pena, pergunta a ti mesmo se queres que esse momento dure um pouco mais? Se sim, é porque vale!


26 - NÃO DIZER NADA!

Eu muitas vezes prefiro não dizer nada!

Foram várias as vezes em que ouvi mentiras e falsidades...

Mas eu prefiro não dizer nada!

Tenho o profundo sentimento de que a verdade vêm sempre ao de cima.
Por vezes um pouco demorada eu sei.
Pode até levar anos a ser descoberta.

Mas eu prefiro não dizer nada!

Prefiro esperar na mágoa que sinto, mas que todos os dias se transforma em alegria por saber que cada dia que passa a verdade se aproxima.
O desassossego que se apodera de quem mentiu, criando uma sucessão de mentiras em cadeia. é o meu sossego, é a minha paz de espirito, e é o meu sentimento de que vivo da verdade e só da verdade.

Por isso, eu prefiro não dizer nada!

Quem mente só se engana a ele próprio diariamente!
Quem acreditou, por burrice ou ignorância só se engana a ele mesmo constantemente!
A mentira só destrói a quem a produz, mesmo que no momento da sua criação a faça sentir como uma grande vitória.
É como uma droga que te faz sentir bem no momento em que a tomas, mas que te destrói todos os dias um pouco mais.

Por isso, lembra-te que sempre que mentires a meu respeito, eu vou te ignorar e vou ficar calado, a ver-te perder um pouco mais cada dia que passa, com pena de ti e em quem em ti acreditou.

Porque eu...eu prefiro não dizer nada!


25 - SAUDADES TUAS!

Durante anos me disseste que estavas mal.
Foram muitas as vezes em que me disseste que não irias ficar por cá muito mais tempo.
E eu...eu nunca acreditei como nunca liguei ao que me dizias.
Hoje sem ti, e depois de tantos anos passados, percebo que todos os anos em que me disseste que estavas mal, foram eles tão poucos.
Como aquelas tantas e tantas vezes em que me disseste que não irias ficar por cá, afinal não foram tantas vezes assim.
Hoje sei que devia ter acreditado mais em ti, e que devia ter-te ligado mais vezes.
Desculpa avó, mas tenho muitas saudades tuas!


24 - FRASE:

De  tanto que vejo os mentirosos serem vistos como verdadeiros, dos maus serem dados como bons, e dos injustos serem considerados corretos, que a dada altura sinto que quem está desenquadrado sou eu quando digo a verdade!


23 - SILÊNCIO

Adoro o silêncio de uma multidão, o ir de férias quando todos os outros regressam, como sabe bem estar de folga quando tu trabalhas, como gosto de trabalhar quando tu descansas, gosto do avesso, do torto e de tudo aquilo em que mais ninguém repara, gosto de ti que és discreto e que ninguém vê, do risco sublime de uma camisola que só se vê com o reflexo da luz do sol, é a interpretação de um pequeno gesto teu mais do que uma conversa de três horas, é saber que o último pedaço de pão sabe melhor que a carcaça inteira, é acreditar mais nos teus atos do que naquilo que me dizes, é gostar mais dos recantos de uma casa do que dos espaços grandes que possui, é encantar-me mais com o que não se mostra do que o delirar por tudo o que já tenha visto, é não querer aquilo que tu queres por já ter tido aquilo que tu nunca tiveste, é gostar do pormenor, do incalculável e de tudo aquilo que mais ninguém gosta, é ficar arrepiado de prazer quando ligo um secador, é tranquilizar-me com o barulho do aspirador, é sonhar com roupa de inverno em pleno verão e querer andar de chinelos quando não para de chover, é querer estar onde não consigo ir, é estar onde nunca ambicionei ficar, é o prazer de uma ausência momentânea quando se está acompanhado a dois, é abraçar-te quando tens tu os braços cruzados, é estar a refilar contigo e ser interrompido por ti com um "gosto muito de ti...", sou eu que te encontro triste e te digo baixinho ao ouvido " te amo". É começar uma viagem e estar desejoso de chegar ao destino, é chegar ao destino e ter gostado da viagem que fiz, é estar longe de casa e querer voltar, é estar em casa e querer partir, quero ir à praia quando chove, gosto da cidade quando faz sol, sinto prazer em dar um golo numa bica quando não gosto de café, gosto de "chatear" a quem amo, gosto de desprezar a quem me quer chatear, gosto do difícil e daquilo que mais ninguém acredita, fujo do fácil e do que todo mundo quer. Gosto do F.C.P,  gosto dos the cure, gosto de bd, e gosto do gostar de sentir, de viver, de amar e do ser amado!
Mas acima de tudo gosto de adorar tudo isto, só detesto mesmo, o silêncio de quando estou só!


22 - FRASE:

Ser-se inteligente não é sinónimo de ser-se boa pessoa, tal e qual como o contrário, difícil mesmo é ser-se as duas coisas ao mesmo tempo!


21 - NÃO TENHO A TUA FORÇA!

Estavas sentada do outro lado do corredor, na cadeira que se encontrava á minha frente. Tão novinha, mas com ar tão cansado, fragilizado, e impotente perante a vida. Pelo menos, era essa a ideia que eu tinha de ti, depois destes 20 minutos em que te observo nesta sala de espera, enfadonha e triste, como são todas as salas de espera dos hospitais.
O caso também não será para menos, percebi rapidamente, que não estarias ali por algo passageiro, mas sim por doença prolongada. Daquelas que nos consomem e nos fazem perceber o valor da vida e das coisas das quais nos esquecemos quando estamos saudáveis.
Disfarçadamente e como quem não quer a coisa, pus-me a imaginar que tipo de doença deverás ter tu, que apesar de tão nova, te põe com um olhar tão vazio e longínquo, quase como se não tivesses vontade de viver. Pensei em tudo e mais alguma coisa, e vieram-me os nomes mais horrorosos á cabeça. Tuberculose, hepatite, hiv, cancro, enfim, todo aquele tipo de doenças que ninguém quer saber o que é, mas que pode acontecer a qualquer um.
Os teus olhos, os teus olhos são o que mais me aflige. São de um vazio e de uma escuridão que me chega assustar. Pareces um fantasma que se encontra aqui perdido no meio do corredor, por onde passa gente para frente e para trás, como se estivessem todos com pressa ou atrasados para alguma coisa. E tu aqui á minha frente, sem atrasos e sem pressas de ir a lugar algum. Como se o tempo por ti não passasse ou nem se quer existisse.
Por momentos questionei-me se já terias dado por mim!? Pois por mais que disfarçasse, todo o teu sofrimento não passou por mim despercebido, e já há mais de meia hora que te admirava, por entre uma revista, um jornal e uma mensagem ou outra que enviava.
É estranho, mas é verdade. Não te conheço, nem sequer sei o teu nome, e olho para ti pela primeira vez na vida, mas a tua imagem já muito dificilmente de mim vai sair. Como é injusto, alguém tão novo como tu sofrer assim. Acabei por ganhar compaixão por ti, e ainda nem se quer me apresentei. Como se por ventura quisesses tu me conhecer!?
E o teu olhar vazio e distante continua a não parar de me inquietar.
Estás só no meio de todas estas cadeiras, mas os teus olhos mostram-me que estás só contigo, bem dentro do teu mundinho também. E eu com uma vontade enorme de meter conversa, mas sem saber o que dizer. E logo eu, que tanta facilidade tenho em falar com quem não conheço, mas que contigo não me sai uma palavra se quer. Começo a ficar irritado e impaciente por tanta falta de coragem da minha parte em não conseguir o que sempre me foi tão fácil de fazer.
Mas esta agora, mas porquê agora? Logo agora que me falha a capacidade de ter um gesto, um som, uma atitude, um momento em que sinto que poderia ser útil e importante para mim, mas acima de tudo para ti. Queria te dar a mão, segura-la com carinho, como quem agarra a mão de um filho, queria te dar um beijo na testa e demonstrar segurança por existir alguém que se preocupa contigo, queria dizer-te que há esperança e que tudo vai correr bem. Como eu te queria ajudar, como eu estou com vontade de fazer alguma coisa!
Mas aqui estou eu, sentado a escrever, cobardemente estas palavras, a dizer o que sinto como forma de desabafo da minha falta de capacidade em fazer sentir-te bem, sendo egoísta ao ponto, de me fazer sentir bem a mim, com aquilo que escrevo, ou pelo menos um pouco melhor.
Paro de escrever, e olho fixamente para ti, na esperança de uma reação tua, e espero...espero, e nada. Continuas longe e ausente, e eu na esperança de te esboçar um sorriso apenas. Enquanto espero e quase morro de esperança, por uma reação tua, continuo aqui sentado á tua frente com cara de parvo, desejoso de te dar um sorriso meu, assim que os teus olhos escuros e vagos, encontrem a minha pessoa. O tempo passa e dou por mim, já sem esperança, e mesmo prestes a desistir de conseguir transmitir-te seja o que for, de conseguir dizer-te algo agradável e de te dar a mão. Nada!
Minha querida, vamos, chegou a hora. Diz a senhora, com ar simpático e despachado que vai na tua direção. E continua. Vai ver que não custa nada, vamos para o andar de cima devagar, que eu ajudo.
E pondo o teu braço, por cima do seu pescoço, puxou-te para cima e ajudou-te a levantar. Por breves instantes pareceu-me que tinhas voltado à realidade, a esforço é verdade, mas lá te levantaste. A tua cara ganhou expressão, a tua cabeça rodou, e olhaste finalmente para mim, esboçando um sorriso enorme, olhando-me diretamente nos olhos, e...foste embora.
Estou sentado, a ver-te partir, sem perceber ainda que reação tive quando me sorriste. Sem perceber se os meus olhos te disseram o quanto queria que ficasses bem. Sem ter feito um gesto e sem ter dito uma única palavra. Uma hora se passou e eu nada. E tu que em segundos fizeste o que eu em tanto tempo não tive coragem. Logo tu que precisavas muito mais do que eu.
Pergunto-me agora, o que faço aqui?
Ao pé de ti, percebi que não estou doente, mas também entendi que és tu muito mais forte do que eu. Se não sorri para ti estando bem, muito provavelmente não o fazia se estivesse doente como tu.
Envergonhado de mim mesmo, levantei-me sem ajuda de ninguém e fui embora.
Consciente de quem realmente precisa de ajuda para ter força, sou eu.
Muito cobardemente da minha parte, aceita os meus votos de melhoras sinceras, e o desejo que fiques bem!
Acabo esta carta sorrindo para ti, mesmo não estando tu à minha frente!

20 - COMENTÁRIO:

Hoje ao ler um jornal diário, deparei-me com uma notícia em que uma sra ministra do nosso pais diz que estão há sete anos a trabalhar numa lei em que se pretende proibir ter mais de dois animais de estimação (cães) em casa  e que, quem alimentar e der comida a qualquer animal abandonado, incorre numa multa de vários euros...oh sou eu que não vivo neste  planeta ou está tudo doido!? Um politico que recebe um ordenado do estado durante tantos anos (sete anos, segundo o que li, nunca é demais frisar.) para andar a fazer um estudo sobre de que forma é que se abandona um ser vivo e de que maneira havemos todos deixar morrer quem tem fome! Só pode ser mesmo num planeta diferente daquele em que minha mente se encontra.
Tenham vergonha!


19 - NÃO DIGAS QUE O LOUCO SOU EU...

Não digas que o louco sou eu, quando a minha loucura é ser sincero. Porque não te chamo eu de louco a ti, quando de mim escondes o que a ti contei.
Quanta honestidade é suportável num relacionamento? Ou até mesmo nas relações humanas em geral?
Recordo-me como se ainda fosse ontem, onde os meus pais me ensinaram a não faças isto, não faças aquilo, tens que ser assim tens que ser assado, não te comportes assim e comporta-te desta maneira, enfim; eles só se esqueceram de me avisar que quase todo o mundo não iria ser assim, tal e qual como eles me educaram!
Não me levem a mal mas não consigo entender como é que uma pessoa consegue dizer que é amigo de alguém, quando esse alguém lhe quis fazer mal ou lhe faz mal, como é que existem pessoas que têm a capacidade de deixar de ser amigos de quem nunca lhe fez mal e nem sequer tentam conversar!? Será possível existir alguém a quem a única coisa que lhe dá prazer é conhecer bandidos e mafiosos?, gente que considera justo hoje dizer uma coisa e amanhã dizer outra, aos que bebem para esquecer e aos que bebem para conseguir fazer o que em estado normal não tem coragem, aos que ás quatro da tarde nos chamam de amigos e ás quatro da manhã nos convidam para ter sexo, ás meninas que ligam dezenas de vezes ao "marido" da sua melhor amiga a dizer que estão fartas do seu querido namorado e que o gênero delas é mesmo o tipo de "marido" que a sua melhor amiga tem, fazer mal aos outros para beneficio próprio, "amigos" ou "amigas" que se fazem á mulher/homem do próximo e continuam a chamar-nos de amigos, maridos que batem nas mulheres e vice versa, é conhecer alguém que tanto critica as atitudes e comportamentos dos outros que levam a sua vida amorosa ou sexual de uma forma mais liberal, mas que depois mais tarde se torna bissexual ás escondidas de todo o mundo, é alguém que chora e nos diz nos olhos...amo-te! Mas que na hora seguinte nos chama de "irmão", pessoas que nos traem a confiança mas que já não gostam de ser traídas, gente a quem arranjamos emprego quando estão sem dinheiro e que depois se viram contra nós, dizer que nunca na vida faziam isto ou aquilo mas que sonham em faze-lo, gente que se relaciona com miúdos de 15 e 16 anos quando já tem idade para ter juízo, todas aquelas que gostam de ser vistas como "princesas" ou mulheres sérias mas que passam noites com desconhecidos, homens casados e com filhos mas que às escondidas se encontram com pessoas do mesmo sexo. Não é que eu tenha alguma coisa contra, mas pelo menos já que não tem coragem para assumir, que não critiquem os outros!
É gente que diz "amo-te filho" a uma criança ou até mesmo a um animal de estimação, mas que de um dia para o outro, o abandona como se nada fosse! E não me digam a mim que existem razões para o fazer, pois por mais que existam outras vontades e desejos, um filho é sempre um filho, e uma prioridade em relação a tudo o resto na vida, mas isso...realmente não somos todos iguais!
QUE TODOS NÓS TEMOS DEFEITOS É UM FACTO, MAS ESTAR LIVRE DE TER OS QUE AQUI ACIMA REFERI E TER A FRONTALIDADE DE ADMITIR OS QUE TENHO, SEM NUNCA COM ISSO DENEGRIR OU EXPOR A INTIMIDADE DAQUELES QUE A DADA ALTURA FORAM IMPORTANTES NA MINHA VIDA, E APROVEITAR-ME TAMBÉM PARA FAZER O PAPEL DE VITIMA PARA QUE TODOS GOSTEM DE MIM, É SEM MARGEM PARA DÚVIDA UM ALIVIO!!!
Enfim...quase nunca as pessoas aparentam ser o que realmente são...tem medo que a verdade as deixe sozinhas, quando na verdade estão mais sós por não conseguirem dizer a verdade!
Não entendo, nem nunca vou perceber! Já me chamaram de "louco" por ser metódico, organizado e perfecionista...mas mais grave ainda, foi por ter sido sincero, verdadeiro e direto por quem de direito tinha que eu assim o fosse.
Já errei. E já errei muito! Já fiz coisas das quais me arrependo como também já cometi erros de forma consciente e propositada só porque quem estava do meu lado não conseguia ver que também estava mal. Não foi um ato de inteligência da minha parte nem do qual me orgulhe, bem pelo o contrário, sou sincero!
Assumo como a maior das verdades, sendo eu um ser livre...qual o homem que não sonha ou gostava de pôr em pratica um dia, poder estar ao mesmo tempo com duas mulheres??? O que nunca sonhou que atire a primeira pedra...dá-me vontade de rir...esqueci-me que o fazem mas em silêncio, que o sonham também mas não contam, ou que se masturbam entre quatro paredes pois juraram ser fiéis nem que para isso tenham que mentir!
É um pouco como a cobardia que tem por hábito estar de mãos dadas ao sexo feminino, que é como quem diz " eu não sou como ele, terminei tudo antes de começar com..." ou "agora que a minha relação chegou ao fim, vou aproveitar a vida" como se a vida não tivesse sido vivida ou não tivesse sonhado, pensado e premeditado antes de acabar por fazer tudo aquilo que um dia também criticou.
Existem sonhos e fantasias que não passam disso mesmo, como existem outras que se podem realizar, desde que a maturidade de quem as pratique seja de elevado grau de conhecimento do que é o amor. E o amor, é muito mais o saber viver com os sonhos e os desejos de quem comigo se deita a meu lado, do que o realizar dos mesmos tempos mais tarde com outro alguém. Todos nós sabemos que a traição não é só física, é também espiritual!
Hoje consigo entender que segui demasiado à risca aquilo que os meus pais me ensinaram, esquecendo eles de me avisar mais uma vez que todo mundo não seria assim.
Mas, mil vezes "louco" por dizer tudo aquilo que penso aqueles que amo, mesmo que seja difícil de contar e ouvir a quem escuta a verdade que me sai da alma, do que ser falso e hipócrita!


18 - FRASE:

Para todos aqueles que estão desiludidos e que acham que nunca erraram, a desilusão que será, saber um dia mais tarde que nem sempre podemos estar certos!


17 - DEDICATÓRIA:

Tu conseguiste fazer da melancolia um sentimento bom, da solidão um porto seguro e do escuro um lugar sem medo.
Obrigado Robert Smith (the cure)


16 - EXPLICAR! PARA QUÊ?

Como vou explicar a ti, quando sei que tu não entendes!
Como vou dizer-te a ti, quando quem te rodeia tudo acha que sabe e na verdade nada percebe!
Como vou explicar isto a ti, diz-me lá tu!?
Que neste momento e depois de ter percebido tudo isto, cheguei á conclusão que quem nada entende na verdade aqui, pelos vistos sou eu!

Na verdade, é que por vezes mais vale ser estúpido e feliz do que inteligente e triste.
Mas como se torna difícil ser-se estúpido, sendo conhecedor da verdade que tu desconheces, e que eu não te consigo explicar, porque tu também não queres ver!
Por isso, explicar! para quê?


15 - SINTO PENA DE TI.

Encontrei-te estavas tu desemparado, sem nada, e muito fragilizado.
Eram poucos os que te ligavam ou te davam importância. Importância essa que outrora tinhas tu talvez em excesso. Vi nos teus olhos o quanto estavas sofrido com tudo o que estavas a passar. Nas tuas palavras a amargura de um homem que sempre se sentiu forte, mas que hoje se sente perdido.
Apesar do nosso conhecimento não ser grande ao ponto de te poder chamar-te de amigo, acedi ao teu pedido e dei-te a mão.
Da mesma forma como espero que um dia apesar de não querer que ele nasça, mas que ninguém está impossibilitado que aconteça, é que exista alguém que faça o mesmo por mim, aquilo que eu hoje faço por ti. Me dê a mão e me arranje trabalho se eu assim o precisar.
Começaste a trabalhar comigo, e de inicio respondeste da maneira que eu esperava de ti. Amável, cordial e acima de tudo prestável. Até porque não era necessário que sempre estivéssemos de acordo.
O simples respeito que devemos ter por quem nos ajuda e nos mete a seu lado, no seu dia a dia, como colega de trabalho, é o mínimo que se deve fazer. Não te pedi admiração, e muito menos que me desses sempre razão.
Mas agora tu, que tempos mais tarde te transformaste numa outra pessoa, que não aquela que eu vi no dia em que me pediste ajuda, deixaste de ser cordial, amável e muito menos prestável, quando nenhum mal eu te fiz.
É no mínimo de uma falta de respeito, a quem um dia esteve do teu lado, quando tu mais precisaste.
A lição que contigo aprendi, não me é de todo prejudicial. Porque caso tu não saibas, como nem sequer deves entender, as capacidades de quem ajuda, como irei continuar a ajudar muitos mais, que de novo eu veja que precisem. É que me sinto tão seguro daquilo que faço, que trabalho não me irá faltar.
Mal de ti, por pensares que hoje estás bem, que ganhas tu ao pisares quem um dia te ajudou. Quando na verdade, muita falta de confiança em ti demonstraste, por falta de carácter e excesso de egocentrismo, que não te leva a ver que um dia podes voltar a cair, e com a ação que hoje praticas menos possibilidades irás ter de alguém, que não eu, de te dar a mão.
Santa ingratidão que não passas de uma doença horrorosa que só me dá a mim, ter vontade de ter pena de ti!


14 - SÓ DOIS TIPOS DE PESSOAS.

Chega uma determinada altura na nossa vida, e constatamos que só existem dois tipos de pessoas que nos fascinam.
As puras e/ou inocentes, pela sua beleza de não possuírem maldade, e as intelectualmente evoluídas, pelo estimulo sábio que nos provocam.
Ora se as primeiras, com o tempo quase sempre se perdem na vulgaridade do senso comum, as segundas são uma agulha num palheiro.


13 - A CURA

Passo anos sem te ver, e sempre que te revejo, as lágrimas caiem-me dos olhos sem conseguir controlar a emoção que sinto. É a ansiedade que se torna cada vez maior conforme o tempo passa, e mais perto fico de saber que te vou ver novamente.
Não é fácil de explicar, até porque grande parte das vezes nem eu próprio consigo perceber.
Simplesmente sei o que sinto, e que aquilo que sinto, é bom. É muito bom!
Obrigado digo-te eu! Ainda não te tinha dito, ou aliás, até tinha, mas com tanto barulho a nossa volta é normal não me teres tu ouvido o que te disse. Isto ao contrário de mim, que sempre que te ouço não escuto rigorosamente mais nada.
Por ventura sabes á quantos anos eu te dou atenção ao que me contas!? Fazes a menor ideia da quantidade de vezes que te ouço repetidamente aquilo que falas sem nunca me cansares.
Sabes? Eu digo-te. Há mais de vinte e cinco anos. É bom, não é!?
É tão difícil gostar de alguém assim.
Sem me conheceres durante estes anos todos, foste tu mais meu amigo, que muitos mais com os quais eu convivi.
Obrigado mais uma vez, pelas músicas que criaste, pelo som da tua voz inconfundível que já se torna amiga e familiar, pela imagem imaginária que só uma personagem como tu podia reencarnar, pelo conforto dos momentos menos bons, pelas alturas em que não consigo falar com mais ninguém a não ser com as letras que escreveste, pela alegria que me transmites nas tuas músicas mais depressivas tal e qual como uma luz brilhante vinda de um lugar escuro, pela força de lutar e de vencer na vida, mas acima de tudo por existires! Pois a tua existência fez-me gostar de música como ninguém!
Obrigado Mrs Fat Bob! Obrigado Mrs Robert Smith, pela cura ( the cure ) que és na minha vida!


12 - FRASE:

Cometer um erro, não reconhecer, e não pedir desculpa, não é cometer um. É cometer três!


11 - A LÓGICA DA BATATA.

Falo contigo demasiado racional, quase desprovido de emoções apesar de terem sido elas que me levaram á lógica daquilo que te digo.
Ao mesmo tempo em que tu, recusas a cogitar o meu ponto de vista, deixando-te cegar pelas emoções que tens no momento. Deixas deliberadamente a tua percepção da realidade vagear por entre uma escuridão de nuvens carregadas, como se tivesses medo da verdade.
Durante a vida foram muitas e tantas as vezes em que me deparei com diálogos em que a razão dada com provas, era mesmo assim posta em causa.
Eu me perguntava, como ainda hoje me interrogo, se a lógica tem sempre razão, ou se a razão por vezes, pode ser desprovida de qualquer tipo de lógica?
Vou dar-vos este pequeno exemplo, para depois vos deixar refletir.
Pai assassino. Mãe prostituta. Acto consumado e realizado, através de violação. Filha, prémio nobel da paz. Lógica? Razão?
Nem sempre a vida têm que se definir pela lógica da razão, como nem sempre a razão têm que ter lógica. Os milagres não se explicam, como por definição também não fazem sentido.
Mas que milagre maior do que a possibilidade ou a chance matemática de nossos pais se terem encontrado a dada altura de suas vidas, mesmo através do exemplo que vos dei, e que é condenável e isento de lógica, de tão bárbaro que é seu acto, mas com uma razão de ser milagrosa que dá origem a alguém, que através do caos de seu nascimento repõe a ordem a tantas outras vidas.
Pai assassino. Mãe prostituta. Filha, prémio nobel da paz! Lógica? Razão? Deixo á vossa consideração.


10 - TODOS SOCIALIZAMOS, MAS NEM TODOS EVOLUIMOS!

Todos nós viemos ao mundo para socializar. Quem disser o contrário, está completamente enganado. Uma pessoa sozinha, é um bicho do mato. Podemos ser elitistas, não gostar de confusões ou locais com muita gente, mas "obrigatoriamente, temos que conviver uns com os outros", pelo nosso próprio bem, pois o ser humano é um animal sociável, e só assim encontra saúde mental.
Lidamos com a família, com os amigos, com os conhecidos e com os desconhecidos. Vamos fazendo novas amizades, e conhecendo várias pessoas do mais variadíssimo feitio. E é assim desta forma que vamos todos evoluindo e crescendo, partilhando novas ideias, comunicando com o mundo, e aprendendo todos os dias um pouco mais. A experiência que cada individuo vai tendo, vai se encarregando de nos ensinar a socializar com os outros.
Durante este processo de socialização, o mundo evolui, e nós evoluímos com ele, é a evolução de cada individuo, que faz a evolução do mundo, e é a evolução do mundo que faz a evolução de cada um de nós.
Mas verdade seja dita. Existe tanto "atrasadinho" pelo mundo fora!
Estou a referir-me ao verdadeiro "atrasadinho", no bom sentido da palavra. Do grunho que veio ao mundo, só porque teve que nascer. Também é um facto, que ninguém tem culpa por ter nascido. Mas todos nós temos culpa, do que fazemos durante as nossas vidas, como existe também a agravante, da existência daqueles, que nada fazem e nada querem fazer da vida que têm.
Eles são tantos, ou tão poucos, que me chegam a tropeçar nos pés!
Dizem-me,  e não são tão poucos assim, que cada um, tem o direito de fazer o que quer, com a sua própria existência. É certo e correto. Mas já que o sonho de vida e ambição mais alta que conseguem alcançar para as suas vidas pessoais e profissionais, é ir à praia e às festas da moda o verão inteiro, passar o dia a comentar fotos e frases dos amigos e conhecidos no facebook, jogar playstation e ir ao ginásio a tarde toda, como ir ao café com os amigos/as todas as noites para falar de futebol e mal da vida dos outros. E isto já para não falar, que quando chegam a casa, aquilo que melhor sabem fazer, é ligar a televisão, numa das mil telenovelas que dão por ano ou num dos outros mil programas musicais que hoje em dia tanto estão na berra, mas que nenhum interesse de verdade possuiem. E algo que me tira verdadeiramente do sério e com o qual, eu admito, tenho mesmo muita dificuldade em conviver.
Não entendo, nem consigo perceber. Mas muito provavelmente para este tipo de gente, o verdadeiro grunho e atrasadinho, aqui sou eu! Que não sei socializar. Que eventualmente não sei apreciar as coisas simples e boas da vida, que não me deixo levar pelas coisas banais, mas que dão sabor e cor aos nossos dias, e que não entendo que grande parte do mundo, é assim. Porque isto, é ao que se pode chamar, socializar!
Entendo,  e até posso acreditar que sim, mas como eu tenho pena que assim seja. Acordar todos os dias e andar para a frente com os nossos próprios pés, para mim não chega, nem significa evolução. Viver às custas dos que constroem, sabendo só criticar quando as coisas não nos convêm, para mim não é definitivamente a melhor forma de socializar. Mas mais uma vez, compreendo, são opções, e vocês fizeram as vossas. Porque todos nós temos o direito de fazer o que queremos das nossas vidas.
Eu só gostaria agora, era de conseguir ter um poder. O poder de fazer com que todos nós, não só eu que escrevo e tu que lês, mas o mundo inteiro, que durante o próximo minuto, todos nós fossemos capazes de, ao mesmo tempo, de nos perguntar, o que seria do mundo se todos fossemos assim!?
Eu não diria que ainda estaríamos no paleolitico, mas muito provavelmente ainda estaríamos todos a puxar carroças.
SOCIALIZAR NEM SEMPRE SIGNIFICA EVOLUIR, DIFÍCIL MESMO É EVOLUIR SOCIALIZANDO COM PESSOAS COMO ESTAS DO NOSSO LADO!
Pode ser que aquilo que eu escrevo não tenha interesse nenhum para alguns, mas pelo menos, mandei para fora o que me vai na alma, dei a minha opinião, e criei motivos de reflexão a outros. Mas acima de tudo, escrevi. Eu criei! E tu, o que já fizeste na tua vida!?
Lês-te, ótimo! Faz bem ao espirito. Agora opina, mas não critiques, agora faz, mas não destruas. Evolui, para eu evoluir contigo, e nós os dois, em conjunto, evoluirmos com o mundo, para que o mundo possa evoluir connosco e para nós.
Porque evoluir, não é andar para frente esquecendo o que está para trás, fazendo com isso o desistir do que já se tem. É antes conseguir melhorar o que já existe! Porque andar para a frente, até o atrasadinho sabe fazer. E grunho, é coisa que tu não és! Pois não...!?


9 - DIA 14 DE FEVEREIRO.

Dia 14 de fevereiro. Um dia como outro qualquer, não fosse a vontade de muitos namorados, em mostrar o amor que sentem, pelas suas companheiras. Para ser sincero nunca percebi bem essa vontade louca de demonstrar tudo o que se sente, num só dia. Como se no dia 13 ou dia 15, gostasse eu menos de ti.
Dia 14 de fevereiro, o dia em que resolvi sair sozinho. Estou só e bem acompanhado, estou comigo mesmo. Isolado no meio da multidão que grita e canta euforicamente ao som de uma das melhores bandas dos anos 80. Sala cheia e muito bem frequentada, onde grande parte do público era maioritariamente da minha geração ou superior. Alguns casais, simpáticos por sinal, algumas amigas estrangeiras, que adoraram a capacidade da minha máquina fotográfica, um senhor que gostou mais das minhas fotos do que da máquina fotográfica em questão, e rodeado, não peço desculpa, apertado, apertadissimo ou até mesmo cercado por um grupo de senhoras solteiras presumo eu, na casa dos 30, 40 e poucos anos. Duas delas, que por sinal eram as que se encontravam mais distantes, pouca importância davam aos empurrões e encostos que as outras duas amigas tanto faziam questão em dar à minha pessoa. Uma por trás outra pela frente, e como se isso não bastasse ainda cochichavam em tom de gozo e bom prazer. Pensei por várias vezes em mudar de lugar, mas para além do coliseu se encontrar quase lotado, o sitio em que me encontrava, era ótimo para tirar boas fotos. Por isso fiz o esforço de me manter onde estava. Se por um lado já me começava a sentir incomodado, por outro, toda esta situação me fez sentir, o que grande parte das mulheres sente, quando um grupo de parvalhões se metem com elas e se tentam aproveitar de situações como estas para despejar toda a sua estupidez. Juro por tudo o que demais é sagrado que me senti quase "violado". E a gorda da frente que não parava de se roçar em mim, e a detrás, que até era uma "senhora" interessante, que não parava de me empurrar para a frente. O público ao rubro e elas a cochichar enquanto olhavam para mim de lado, a multidão a bater palmas e a gorda a roçar-se na minha mão bem estendida, que eu tive o cuidado de por no bolso, como a proteger algo, que não queria ser tocado. Não ali, não daquela maneira, e muito menos por quem eu não queria. Juro-vos por tudo o que há de mais sagrado que a dada altura me senti "violado".
Dia 14 de fevereiro, tirava fotos e via, ou tentava ver o concerto, enquanto este grupo de senhoras solteironas delirava ao empurrar-me para o meio delas, sem qualquer tipo de vergonha. Chamem-me antiquado, apesar de eu achar que sou um homem moderno, mas não entendo que tipo de homens estas mulheres procuram!? Um homem sério, não é de certeza absoluta. Pois homem que é homem não pode gostar de mulheres assim. Cheguei a  pensar em pedir, para se chegarem um pouco mais para o lado, mas desisti rápido, pois tinham todo o ar...quer dizer, o ar não tinham, até porque só pelo visual até eram pessoas de bem, e bem parecidas, mas pelas atitudes, tinham toda a pinta, de quem ainda se iam achar umas vitimas no meio de toda aquela situação. Empurrão daqui, roçanso de acolá, deu coisa menos coisa, tipo duas horas e pouco de violação "consentida", mas nada desejada.
Dia 14 de fevereiro, fim do concerto, hora de ir embora. Fotos tiradas, concerto mais ou menos visto, e já cá fora, a certeza de ser dia dos namorados. As "minhas "violadoras" aos beijos à porta do coliseu, ao que eu suponho serem os seus maridos!
Dia 14 de fevereiro, o dia que eu gostaria que tivesse sido diferente!


8 - FRASE:

Mais do que dar pena em ver gente mentindo quando sei toda a verdade. É ver gente sendo enganada por essa mentira, achando que sabe a verdade toda!


7- APRENDER.

A arte de saber ensinar não é para todos, mas mais difícil ainda, é ter a capacidade de fazer com que os outros aprendam. Se durante a minha infância nunca dei valor a quem me ensinou, e por vezes até fui desligado e indiferente, as minhas sinceras desculpas, pois não passava de um jovem, a quem a capacidade de perceber que ter alguém do nosso lado que nos transmite sabedoria, é também ao mesmo tempo nosso amigo! É um privilégio e uma honra nos dias de hoje, conseguir ter alguém do meu lado que me ensine, e que acima de tudo tenha a capacidade de me fazer aprender! Na vida encontrei pessoas a quem ensinei, a quem expliquei, e até a quem dei de coração exemplos de vida! Acreditem que não há maior frustração do que ensinar, e perceber que não tive capacidade de me explicar da melhor maneira ou de não ter dado os melhores exemplos. Tal como do outro lado, ter tido a infelicidade de encontrar pessoas que não tiveram capacidade para perceber o que para mim era tão fácil de entender!
Aprendi que ser mestre, é ao mesmo tempo ser escravo de quem aprende. Nunca conseguimos controlar tudo o que nos rodeia, sem sermos controlados também por tudo o que nos envolve, como nem sempre aquilo que parece, é! A surpresa será sempre inevitável.
A VERDADE, a tão famosa verdade...tu que és tão desejada, e ao mesmo tempo tão rejeitada, sonhamos com ela quando não a temos, mas evitamo-la a todo o custo, quando confrontados com ela, se não for do nosso agrado!
Fácil de criticar nos outros, difícil de analisar em nós próprios, aprendi que aquilo que sinto é que importa, isto independentemente daquilo que penso ou acho, pois nem sempre o que pensamos corresponde aquilo que sentimos.
Por isso, obrigado a todos aqueles que me fizeram sentir aquilo que não tive capacidade de pensar!
E sim, APRENDI, também convosco!...logo eu, que pensava que era vosso mestre...


6- NASCER DE NOVO!

Pega na minha mão e leva-me contigo.

Despe-me a alma e deita-te a meu lado.

Faz-me sonhar e adormecer.

Dá-me os teus sonhos mais alegres e partilha comigo a alegria de estarmos juntos.

Para quando eu acordar, sentir que contigo nasci de novo!


5- MALDADE E IGNORÂNCIA EM "TRABALHO" DE PARCERIA.

Se existe algo para o qual, com o decorrer dos anos tenho vindo a perder a paciência, é sem margem para duvidas, para a ignorância e para a maldade que, por muitas vezes, para serem mais massacrantes, estão ambas associadas e em "trabalho" de parceria...
Quando tens o que queres, mas não o que precisas, é deixares de perceber o que é melhor para ti, é entender que por vezes os máximos de quem está ao teu lado, nunca chegarão aos teus minimos, é veres o que quase ninguém consegue ver, é falares com alguém que é culto mas que o seu grau de inveja o corrói de tal maneira, que se torna estúpido, aos olhos de quem consegue ver com olhos de ver, é compreender que certas atitudes de terceiras pessoas que te querem incomodar, não são mais do que simples atos de desespero de quem quer ser reconhecido por ti, foi ter encontrado ao longo da vida, tanta, mas tanta gente que hoje acerta contigo, um acordo de mão bem apertado, mas que no dia seguinte, o desfaz, como se nada fosse, e ainda argumenta como se tivesse toda a razão do mundo, é teres pessoas competentes no que fazem, mas inrresponsáveis em relação aos seus compromissos, é por outro lado ter gente responsável, dedicada e até mesmo com tanta força para trabalhar, mas com muita falta de competência, foi ter conhecido tão pouca gente ao longo destes anos com a capacidade de entender que trair um amigo, é trair-se a ele próprio primeiro, é ter visto a tensão emocional levada ao extremo por parte de pessoas fracas de espirito, que por força da emoção ocasional escrevem em redes sociais para que todo o mundo saiba, aquilo que não foram capazes de dizer pessoalmente e resolver o que de forma intima deveria ser tratado, é conhecer gente com mau carácter que se diz amiga de alguém, mas que intervém na sua vida amorosa ou sentimental, é por ventura ter convivido com pessoas tão imaturas, que não perceberam que a verdadeira amiga, é aquela que mais do que aceitar as nossas palavras, é aquela que respeita antes o nosso coração, é chamares de amiga, a quem te transforma em tudo aquilo que sempre criticaste, é não conseguires entender, o que realmente é melhor para ti, e sim e só, saberes usufruir do que queres no momento, esquecendo tu que por ventura pode não ser o melhor para a tua vida!
O que faz alguém ser tão mau!?
O que faz alguém ser tão ignorante!?
A culpa, nem sempre é solitária, ser vitima nem sempre é estar isento de responsabilidades, por mais estranho que pareça aos ouvidos de quem oiça, quem tudo conta o que lhe vai na alma, e quem tudo fala o que lhe vai na mente, é amigo de verdade!
Mesmo que não seja o mais agradável de ouvir!
Por fim é acabar por entender que a única maldade que gostaria de um dia ser capaz de fazer, seria a mim mesmo...O de ter a paciência de ser ignorante!


4-  APRENDER A SER AMIGO DE VERDADE!

Hoje ao chegar a casa, depois de mais um dia de trabalho, cansado, sem paciência e um pouco irritado até, por coisas que por vezes só tem importância porque também só lhes damos, resolvi procurar o meu conforto a quem sempre me faz sorrir, quando assim estou.
Se nunca tiveram um cão, ou se já, mas nunca o trataram como parte integrante da família, não sabem o que perderam!
Quando cheguei ao meu quarto, estava ele deitado e todo escarrapachado, como se aquela cama enorme, fosse toda e só dele. Ao me deitar, e depois de realizar o ritual do beijo de boa noite que lhe dou todos os santos dias, como se de um filho tratasse, acabei por descarregar em cima dele, toda a minha indignação por tamanha injustiça e falta de lógica que por vezes as pessoas que mais gostamos cometem connosco, e isto, sem que tenhamos feito algo de mal, para que se comportem de tal maneira. Enquanto o meu "filho" agora deitado em cima de mim, me olhava com aqueles olhinhos de quem gosta de mim até á eternidade e se aninhava a mim. Eu ao contrário dele, enchi-o de perguntas parvas.
De como ser possível, se tu, a quem nunca fiz mal, a quem nunca mal tratei, a quem nunca menti, e que acima de tudo, sempre estive do teu lado, eras agora, de um momento para o outro, capaz de duvidar de tudo o que te digo, de não acreditares no que te explico, e para além disso, sempre que te procuro para falar, foges ao assunto, e sempre que milagrosamente falamos, que se diga de passagem, só é exclusivamente por iniciativa minha, simplesmente não opinas ou ficas calado.
Como seria de esperar, tudo o que o meu "filho" fez, foi um silêncio enorme, abandonando a sua cabecinha, de um lado para o outro, como quem diz, " não percebo nada do que me estás a dizer, mas sei que és meu amigo e que nunca me fazias mal", e como tal, recompensou-me com umas lambidelas valentes na cara, enquanto o seu rabinho não parava de abanar,
E esta é realmente a grande diferença, entre quem se diz nosso amigo, e aqueles que sabem ser realmente nossos amigos!
As lições de vida, provêm de onde menos se espera, e por vezes até por quem não tem a capacidade de falar, o que é definitivamente diferente de quem fica calado. Obrigado "filho" pela lição de vida que me deste hoje, a esta hora da madrugada.
A verdadeira amizade, mais do que ser definida por palavras, é constituída por emoções. Logo quem é amigo de verdade, não duvida, não desconfia, como não se deixa influências por terceiras pessoas.


3- OS OUTROS E EU.

Os outros te dão o que tu sonhas, eu te dou a realidade.

Os outros prometem, eu gosto de cumprir.

Os outros bebem para ganhar coragem, eu sou coragem.

Os outros dizem-te o que tu gostas de ouvir, eu digo-te a verdade.

Os outros lutam para te possuir, eu luto para te ter.

Os outros escondem o que sonham, eu conto-te, o que desejo nos meus sonhos.

Os outros dizem-se amigos, eu tento ser teu amigo.

Os outros fazem tudo para te agradar, eu nem sempre consigo, pois não sou perfeito, nem tu, tens sempre razão.

Acredita que é muito mais difícil ser como eu sou, até porque é muito mais difícil para mim poder sempre te agradar a ti, como tu julgas que os outros te agradam. Mas lembra-te, que outros há muito, mas como eu, não há nenhum!

E é com a falta de capacidade de muita gente em conseguir compreender esta linha de pensamento, que muitos se perdem...! 


2- FRASE:

Mil vezes "preso" por ter responsabilidades por quem amo, do que amar o ser "livre" porque sou irresponsável.


1- NEM SEMPRE...

Milagres nem sempre são mistérios. Por vezes, são só a própria vida a trabalhar por caminhos estranhos, que ainda desconhecemos ou que em tempos passados eram impossíveis de serem alcançados com sabedoria, pois tudo aquilo que víamos até então, não entendiamos.
Aquilo que para alguns é adquirido pela inteligência, para outros é um verdadeiro milagre por falta de conhecimento de causa. Como para mim, também é difícil de entender e compreender tanta coisa, que até hoje desconheço, por falta de capacidade da minha parte em conseguir ver, conhecer e acreditar.
Por isso, hoje mais uma vez, faço o esforço em acreditar, dentro da minha ignorância que, milagres são só acontecimentos e situações para as quais o meu cérebro ainda não tem capacidade de equacionar de forma lógica, ao ponto de eu conseguir decifrar o que de novo eu vejo e ainda não entendo.
Mistérios nem sempre são milagres.